O segundo dia da Academia Politécnico 4Me prometia ser desafiante, mas igualmente divertido. Após o pequeno-almoço, os participantes seguiram caminho rumo à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) com o seu passaporte, embarcando numa “viagem” com vários destinos. O objetivo desta atividade era dar a conhecer os diversos cursos da escola.
O presidente da ESTeSC, Graciano Paulo, começou por dar as boas-vindas aos participantes. “Esta é uma escola de saúde, os cursos que esta escola pode oferecer dão origem a profissões reguladas”.
.
A ESTeSC tem uma vasta gama de cursos desde a licenciatura em ciências biomédicas laboratoriais, diatética e nutrição, farmácia, fisioterapia entre outros. Margarida Liz, professora da licenciatura em diatética e nutrição, apresentou o curso e informou que “a licenciatura tem a duração de quatro anos, sendo que o primeiro ano é um ano mais transversal, com as disciplinas base que nós precisamos para a prática no futuro”. “Uma das coisas que motivamos aqui é a mobilidade Erasmus que permite aos estudantes fazerem um período num país europeu”, acrescentou.
Esta apresentação não passou despercebida aos olhos dos participantes, entre eles, Ana Alves, que partilhou com a FORUM: “Eu fiquei mais ansiosa por este dia porque é a minha área favorita e é, talvez, aquela que eu quero seguir”. Outra das áreas de destaque foi a fisiologia clínica. Hélder Santos, professor do curso, fez um enquadramento histórico e deu alguns exemplos de doenças que são estudadas nesta área, como a asma.
Depois do almoço a animação continua com um pequeno quiz com o qual ficaram a conhecer melhor as várias áreas do desporto no IPC. De seguida, foi proposta a realização de uma atividade de orientação por equipas. Para completarem o desafio com sucesso, era necessário tirar selfies em cada ponto-chave do percurso e ser o mais rápido a terminar. A equipa Copas, celebrou a vitória com uma foto de excelência.
Sobre a atividade de orientação, Ana Augusta, uma das participantes da equipa vencedora, afirmou que “Correu muito bem. Nós ganhámos! Sinto-me muito contente!”.
Os participantes seguiram para o ginásio onde Hugo Fonseca, do gabinete de desporto, falou um pouco sobre esta área no IPC, explicando que existem duas valências: "o desporto de competição e o desporto para todos".
O desporto universitário está a crescer nas universidades portuguesas, acrescentou Hugo Fonseca, uma vez que “as instituições de ensino superior valorizam cada vez mais o facto de um aluno saber praticar desporto, na base mais holística do desporto, ou seja, desde o atletismo e da natação, ao tiro com arco”. E, por isso, os gabinetes de desporto têm-se desenvolvido nas escolas.
O plano estratégico do IPC começou a ser desenvolvido em 2021. Desde essa altura, conta Hugo Fonseca, "começámos a ganhar medalhas nos campeonatos nacionais universitários". "Só este ano foram dezassete medalhas, sendo que a única medalha de ouro coletiva que ganhámos foi na modalidade rugby". Estas medalhas foram conquistadas através da participação na FADU (Federação Académica do Desporto Universitário).
Hugo Fonseca acredita que “o desporto passa emoção", neste sentido considera que o desporto universitário é algo que se recorda para sempre. Ao praticar desporto de alta competição, os estudantes podem requerer o estatuto estudantes-atletas, tendo acesso a possibilidades como a “prioridade na escolha de horários, acesso à época especial, alteração de exames ou frequências".
Para acabar o dia em grande, os participantes realizaram um jogo rugby no campus ESAC, visivelmente divertidos.
Inês Mestre, uma das participantes, afirmou que “estou a gostar muito do desporto, nunca tinha jogado. É muito interessante”. Beatriz Goes não conseguiu esconder a emoção sentida, afirmando que foi "interessante ver um desporto que não é assim tão falado, pelo menos em Portugal, não é comum. É um desporto diferente. Ganhámos uma dinâmica de equipa diferente.”
Amanhã o dia será dedicado às áreas da engenharia e à Educação, com passagens pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).